A NOVA GESTÃO ADMINISTRATIVA DO PODER PÚBLICO DIANTE DO CONTEXTO DE FRAGILIZAÇÃO ECONÔMICA NACIONAL E A RELEVÂNCIA DO PRINCÍPIO INTERGERACIONAL

Autor/innen

  • Fernanda Cláudia Araújo da Silva Universidade Federal do Ceará

Schlagworte:

Nova Gestão Administrativa, Estado Social, Administração Pública

Abstract

Apresentam-se os elementos que constituem a nova gestão da Administração Pública durante sua atuação, a partir do contexto de Estado gerencial, numa identificação através de políticas de economicidade para a mínima manutenção do Estado Social brasileiro. O tema é relevante, pois chama atenção na forma de execução das funções precípua de entidade pública que cada vez mais firmam sua gestão em políticas sociais estabelecidas diante do contexto constitucional para a prestação e execução de serviços protetivos à coletividade, as quais têm como fim, o bem estar da coletividade e o interesse público. Nesse enfoque, será feita uma abordagem sob a ótica do Estado Gerencial Social, mas também sob o enfrentamento de deficts nos cofres públicos e seus procedimentos de gestão e acompanhamento pela Administração Pública. Trata-se, portanto, de um mecanismo de fundamental importância para o cumprimento das determinações sociais necessárias ao desempenho de atividades revestidas de interesse público a partir de um recorte do Princípio Intergeracional. A pesquisa foi baseada em texto, portanto, trata-se de um pesquisa bibliográfica, qualitativa, com o propósito de estabelecer um diagnóstico doutrinário vivenciado pelo Estado brasileiro.

Autor/innen-Biografie

Fernanda Cláudia Araújo da Silva, Universidade Federal do Ceará

Professora de Direito Administrativo da Universidade Federal do Ceará, Mestre em Direito pela UFC e Doutoranda em Direito pela Universidade de Lisboa

Literaturhinweise

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 31. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MADEIRA, José Maria Pinheiro. Administração pública. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
MARE - Ministério da Administração Federal e reforma do Estado. Caderno 3 da Reforma do Estado. In. Min. Luiz Carlos Bresser Pereira. Brasília, DF, 1997.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 19. ed. atual. São Paulo: Malheiros Editores, 1990.
MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 30 ed. São Paulo: Malheiros, 2013.
NÍQUEL, Mariana Vicente. A difícil proteção das futuras gerações: reflexões sobre a crise ambiental. Disponível em: < http://www.crea-rs.org. br/crea/pags/revista/41/CR41_area-tecnica-artigo5.pdf> Acesso em: 10 de dez de 2017.
ROCHA, Rafael da Silva. O princípio da solidariedade. In: Revista da Faculdade de Direito de Uberlãndia, v.39, p. 229-243, 2011.
SILVA, Fernanda Cláudia Araújo da Silva. A nova gestão pública: um desafio a ser enfrentado na atual conjuntura nacional pela políticas públicas. In: CONPEDI, p. 127-143. Brasília, 2017. Disponível em: https://www.conpedi.org.br/publicacoes/roj0xn13/egjonppg/k654Mr2xr5t66530.pdf. Acesso em 09 de dez de 2017.
SILVA, Marcela Vitoriano e. O Princípio da Solidariedade Intergeracional: um olhar do Direito para o futuro. In: Veredas do Direito, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 115-146, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.domhelder.edu.br/revista/index.php/veredas/article/viewFile/179/188. Acesso em: 10 de dez de 2017.

Veröffentlicht

2017-06-21