A NOVA GESTÃO ADMINISTRATIVA DO PODER PÚBLICO DIANTE DO CONTEXTO DE FRAGILIZAÇÃO ECONÔMICA NACIONAL E A RELEVÂNCIA DO PRINCÍPIO INTERGERACIONAL

Autores

  • Fernanda Cláudia Araújo da Silva Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Nova Gestão Administrativa, Estado Social, Administração Pública

Resumo

Apresentam-se os elementos que constituem a nova gestão da Administração Pública durante sua atuação, a partir do contexto de Estado gerencial, numa identificação através de políticas de economicidade para a mínima manutenção do Estado Social brasileiro. O tema é relevante, pois chama atenção na forma de execução das funções precípua de entidade pública que cada vez mais firmam sua gestão em políticas sociais estabelecidas diante do contexto constitucional para a prestação e execução de serviços protetivos à coletividade, as quais têm como fim, o bem estar da coletividade e o interesse público. Nesse enfoque, será feita uma abordagem sob a ótica do Estado Gerencial Social, mas também sob o enfrentamento de deficts nos cofres públicos e seus procedimentos de gestão e acompanhamento pela Administração Pública. Trata-se, portanto, de um mecanismo de fundamental importância para o cumprimento das determinações sociais necessárias ao desempenho de atividades revestidas de interesse público a partir de um recorte do Princípio Intergeracional. A pesquisa foi baseada em texto, portanto, trata-se de um pesquisa bibliográfica, qualitativa, com o propósito de estabelecer um diagnóstico doutrinário vivenciado pelo Estado brasileiro.

Biografia do Autor

Fernanda Cláudia Araújo da Silva, Universidade Federal do Ceará

Professora de Direito Administrativo da Universidade Federal do Ceará, Mestre em Direito pela UFC e Doutoranda em Direito pela Universidade de Lisboa

Referências

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 31. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MADEIRA, José Maria Pinheiro. Administração pública. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
MARE - Ministério da Administração Federal e reforma do Estado. Caderno 3 da Reforma do Estado. In. Min. Luiz Carlos Bresser Pereira. Brasília, DF, 1997.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 19. ed. atual. São Paulo: Malheiros Editores, 1990.
MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 30 ed. São Paulo: Malheiros, 2013.
NÍQUEL, Mariana Vicente. A difícil proteção das futuras gerações: reflexões sobre a crise ambiental. Disponível em: < http://www.crea-rs.org. br/crea/pags/revista/41/CR41_area-tecnica-artigo5.pdf> Acesso em: 10 de dez de 2017.
ROCHA, Rafael da Silva. O princípio da solidariedade. In: Revista da Faculdade de Direito de Uberlãndia, v.39, p. 229-243, 2011.
SILVA, Fernanda Cláudia Araújo da Silva. A nova gestão pública: um desafio a ser enfrentado na atual conjuntura nacional pela políticas públicas. In: CONPEDI, p. 127-143. Brasília, 2017. Disponível em: https://www.conpedi.org.br/publicacoes/roj0xn13/egjonppg/k654Mr2xr5t66530.pdf. Acesso em 09 de dez de 2017.
SILVA, Marcela Vitoriano e. O Princípio da Solidariedade Intergeracional: um olhar do Direito para o futuro. In: Veredas do Direito, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 115-146, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.domhelder.edu.br/revista/index.php/veredas/article/viewFile/179/188. Acesso em: 10 de dez de 2017.

Publicado

2017-06-21