POR MENOS OPERADORES DO DIREITO: UMA REFLEXÃO ENTRE ENSINO JURÍDICO E COMPLEXIDADE
Palabras clave:
Ensino jurídico, Complexidade, TransdisciplinaridadeResumen
A história do homem se resume, em grande parte, a um constante e permanente processo de retificações e superações de conceitos visando a um aperfeiçoamento de seus conhecimentos e de si mesmo, a fim de modificar o meio a sua volta de modo a satisfazer suas necessidades. Diante disso, é patente a reflexão sobre o modo como se constroem os saberes, razão pela qual é imprescindível a consciência acerca do paradigma de conhecimento adotado e, consequentemente, a análise de seus limites e de suas implicações, haja vista sua influência direta sobre o modo como se percebe e concebe a realidade. Assim, o presente trabalho se propõe a dialogar o ensino jurídico brasileiro atual na perspectiva da complexidade, a fim de evidenciar a contribuição do pensamento complexo no ensino jurídico e, consequentemente, na formação de futuros profissionais do Direito. Para tanto, foi feito um recorte metodológico na Teoria da Complexidade e seus reflexos no processo educacional e, por conseguinte, no Ensino Jurídico brasileiro, visto a impossibilidade de esgotar o tema. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, teórica, bibliográfica e descritiva, valendo-se ainda dos métodos sistêmico e histórico. Conclui-se que é imprescindível uma reforma profunda no atual ensino jurídico à luz do paradigma da complexidade, haja vista que este último proporciona uma visão multidimensional e transdisciplinar, elementos essenciais ao profissional da área jurídica, tendo em vista que, ao lidar com o fenômeno jurídico, confronta-se com inúmeras questões que ultrapassam o universo do Direito.
Citas
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