As teorias da responsabilidade internacional por dano ambiental

Autores

  • Aline Melo Figueiredo

Palavras-chave:

Dano ambiental, Teorias da responsabilidade internacional, Estado

Resumo

Em decorrência da ação do homem, o meio ambiente vem sendo drasticamente alterado. As alterações em si não confiuram problema, uma vez que toda relação do homem com a natureza implica transformação no meio ambiente, mas a profundidade com que se realizam. A modifiação intensa produzida no meio ambiente gera grandes consequências, há algum tempo não perceptíveis tão de perto como agora, intensifiadas e difundidas pela globalização, que transcendem a degradação ambiental e comprometem a qualidade de vida. O presente artigo se propõe a, em um primeiro momento, examinar os princípios ambientais internacionais de maior relevância para este estudo, considerando os elementos que norteiam os tratados e convenções multilaterais sobre o tema e sua contribuição para a consolidação de uma doutrina relacionada aos principais pontos do Direito Ambiental Internacional.

Biografia do Autor

Aline Melo Figueiredo

Especialista em Direito Público - UFC.

Especialista em Direito Internacional - UNIFOR.

Advogada por 04 anos na Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA).

Advogada.

Referências

LEITE, José Rubens Morato. Dano Ambiental: do individual ao coletivo extrapatrimonial. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.
MACHADO, Paulo Affnso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2010.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração do Rio sobre meio ambiente e desenvolvimento. 1992. Disponível em:<htt://www.onu.org.br/rio20/img/2012/01/ rio92.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2017.
SAMPAIO, José Adércio Leite; WOLD, Chris; NARDY, Afrânio. Princípio de Direito Ambiental na dimensão internacional e comparada. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.
SOARES, Guido Fernando Silva. A Proteção Internacional do Meio Ambiente. São Paulo: Manole, 2003.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Biblioteca Virtual de Direitos Humanos. Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972. 1972. Disponível em: <htt://www. direitoshumanos.usp.br/index.php/Meio-Ambiente/declaracao-deestocolmo-sobre-o-ambiente-humano.html>. Acesso em: 22 abr. 2017.

Publicado

2016-12-12